Clube das 5h da manhã: Conheça os benefícios de treinar pela manhã!

Bem-estar

Nós, amantes de esportes, nos preocupamos sempre com nossa saúde e qualidade de vida. Uma coisa que fazemos é procurar maneiras de otimizar o treino e melhorar nosso desempenho.

Por isso que muitos atletas e praticantes e atividade física (e talvez você seja um deles) abraçaram a ideia de acordar cedo. Começar seu treino com os primeiros raios de sol pode parecer loucura para alguns, mas estamos aqui para te explicar como isso pode ser uma boa ideia.

Quer saber os benefícios de acordar às 5 da manhã? Uma manhã mais longa te dá tempo de sobra para se preparar para um dia agitado ou tirar um momento para si mesmo – seja para dar aquela relaxada, meditar ou desfrutar de um café da manhã gostoso e tranquilo.

No verão, treinar às 5 h da manhã te ajuda a aproveitar o horário mais legal do dia, com uma temperatura mais amena, o que provavelmente te ajudará a ir mais além em sua sessão — mais um dos benefícios de acordar cedo para treinar.

Como sabemos que você adora se exercitar, outra vantagem dessa estratégia é poder quebrar seu treino em duas sessões. A primeira logo pela manhã e a segunda mais tarde, após o expediente.

Parece uma boa ideia? Para a gente sim! Mas, afinal, como começar? Se você quer tentar aproveitar esse horário, mas a ideia de programar um alarme para antes das 5h da manhã já te faz bocejar, fique tranquilo: nós te mostramos por onde iniciar essa caminhada. Seja bem-vindo ao Clube das 5h da manhã!

5 dicas para começar a treinar logo cedo

Pronto para um treino desafiador logo no início do dia? Nós sabemos que você é capaz. Essas dicas podem ajudá-lo a começar a acordar mais cedo para que você encaixe um treino em sua rotina matinal.

1. A preparação começa na noite anterior

Antes que programar o alarme para antes das 5h da manhã seja um hábito, facilite o máximo possível o processo de levantar da cama tão cedo! Tenha suas roupas e materiais sempre prontos. Uma música alegre também ajuda a organizar tudo com antecedência.

E vamos ser honestos: se deixarmos tudo organizado no dia anterior, dá pra dormir alguns minutinhos a mais.

2. Arrume um tempinho para se organizar e ficar pronto

O descanso é uma parte muito importante de qualquer rotina de treinamento. Em outras palavras, se queremos acordar mais cedo, temos que ir para a cama mais cedo também. Simples assim.

Descubra, então, quantas horas você precisa dormir por noite para se sentir bem e descansado.

Em seguida, verifique a que horas você precisa dormir para acordar às 5h da matina. Caso contrário, você simplesmente não será capaz de manter esses despertares precoces por muito tempo.

3. Comece a acordar mais cedo aos pouquinhos

Se acordar às 5h da manhã parece um salto enorme (afinal nem todo mundo é uma pessoa matutina, certo?), tente ajustar o alarme para mais cedo gradualmente, em incrementos de meia em meia hora. Se você está acostumado a acordar às 7h, coloque o relógio para despertar às 6h30. Depois, às 6h, 5h30… Ao longo de algumas semanas deverá ser capaz de acordar antes das 5h seguindo esse passo a passo.

4. Encontre um amigo matutino

Ainda está lutando contra o despertador? Uma dica é encontrar um amigo que também curte levantar cedo. Quando você arruma um compromisso que envolve outra pessoa, é muito mais provável que fique preocupado em não se atrasar ou tirar aquele cochilo de 5 minutos.

Você pode encontrar fisicamente seu amigo para um treino em conjunto ou usar um dos muitos aplicativos disponíveis que ajudam a monitorar seus treinos e comparar os seus resultados com outros contatos e perfis.

5. Fique à vontade para fazer adaptações

Dependendo de sua programação diária, é possível adaptar o horário de seus treinos matinais!

Afinal, uma mesma receita não serve para todo mundo! Então, se você acha que 6h ou 7h é melhor para você, experimente. Aos poucos dá pra descobrir o que mais se encaixa na sua rotina e em seu bem-estar.

Dicas de alimentação para te ajudar a fazer parte do Clube das 5h da manhã

O que comer antes do treino?

Embora não exista uma regra rígida sobre o que e quando comer antes do treino, a dica é evitar alimentos muito pesados. Um pequeno lanche rico em carboidratos e proteínas pode ser uma boa opção, como um pote de iogurte com frutas ou cereais. Ah, e não se esqueça de encher sua garrafa de água!

E no pós-treino?

Você deu o seu máximo em sua sessão de treinamento. Agora seu corpo precisa se recuperar, não é mesmo? Para isso, refeições leves e fáceis de preparar, com bom equilíbrio entre carboidratos e proteínas podem ajudar. Ficou curioso? Nós reunimos algumas opções para você explorar após seus treinos matinais, caso esteja procurando por algumas ideias.

No pós-treino, um iogurte rico em proteínas batido com frutas, sementes ou cereais também pode ser uma boa opção. YoPRO possui uma linha completa de produtos com alto teor de proteínas de alto valor biológico – whey e caseína, nutrientes que ajudam na recuperação e construção dos músculos após o treino. Escolha o seu favorito e a opção que melhor combina com você.

E não se esqueça da hidratação!

Se você estiver procurando por ideias saborosas, confira nossas dicas de café da manhã com alto teor de proteínas.

O mais importante é experimentar, para encontrar a sua melhor hora de treinar. O clube das 5h da manhã é uma ótima oportunidade para muitos de nós, com agendas lotadas.

E então, pronto para participar deste clube e colher os benefícios do treinamento logo ao raiar do dia?