Como calcular a quantidade de proteínas e carboidratos que precisamos por dia

Os amantes de exercícios físicos ficam muito preocupados em como calcular a quantidade de proteína e carboidrato por dia. Dietas com baixo teor de carboidratos estão em alta ultimamente, mas será que esse é realmente o caminho certo a seguir? Muito mais do que escolher entre uma e outra dieta, a maioria dos atletas e pessoas que praticam atividades físicas — como você — descobre que manter o equilíbrio é o caminho.


Mas calma lá que não é tão simples assim — o equilíbrio certo de proteínas e carboidratos é diferente para cada indivíduo. Quer saber qual é a quantidade de carboidrato por dia e quanto consumir de proteína na sua dieta?

Qual é a importância das proteínas e dos carboidratos?

Para simplificar, os carboidratos e as proteínas são nutrientes essenciais integrantes de uma dieta balanceada. Junto com as gorduras, as vitaminas e os minerais, formam os pilares da nutrição.


Os carboidratos são importantes fontes de energia, enquanto as proteínas são importantes para a saúde óssea e para o crescimento muscular — tanto na manutenção quanto na recuperação desses tecidos que formam nosso corpo.

Todos nós precisamos consumir as quantidades adequadas desses dois nutrientes, especialmente se o treino for bem exigente. A partir do momento em que o seu estilo de vida é ativo e inclui a prática de exercícios de alta intensidade, o que você come e bebe pode ajudar no seu desempenho e na recuperação pós-treino.

Metas e estilo de vida influenciam no que o corpo necessita

A quantidade exata de carboidratos e proteínas que você deve incluir na sua dieta depende do seu nível de atividade física, peso corporal e metas de desempenho. Es-teja você levantando barras e halteres na academia ou treinando para aquela meia maratona, você precisa se certificar de que seus treinos e seu tempo de recuperação estejam adequados.

Qual é a quantidade de proteínas por kg para mim?

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que os adultos consumam cer-ca de 0,8 gramas de proteínas por quilo de peso corporal por dia. Em contrapartida, atletas devem aumentar o consumo para cerca de 1,2 gramas de proteínas por quilo de peso por dia. No caso de profissionais de alto nível, a quantidade diária de proteí-nas por quilo de peso por dia pode chegar a 1,6 gramas. Mas não se trata apenas em aumentar a quantidade de carne que você coloca no seu prato.

Variar o cardápio, além de ajudar no consumo de outros nutrientes importantes para o bom funcionamento do organismo, é fundamental para manter o foco e não enjoar. Por isso, que tal consumir proteínas de outras fontes, como alimentos vegetais, ovos, peixes, carnes magras, leite e laticínios? E, por falar em laticínios, YoPRO oferece uma variedade incrível de produtos ricos em proteínas: de banana a vanilla coffee, para comer de colher ou tomar direto da garrafa, com 15, 17 ou 25 gramas de proteínas por porção. Tudo isso para te ajudar de uma forma prática e, claro, deliciosa.

Durante os treinos, suas fibras musculares estão em constante quebra e recuperação. Assim, para manter ou aumentar a sua massa muscular, o corpo precisa de proteínas – alguns atletas fazem uso de suplementos de whey protein para elevar a ingestão diária desse nutriente.

YoPro contém whey protein em sua composição e, por isso, é uma boa opção para quem quer um lanchinho prático após o treino. Até porque cabe na sua bolsa e a versão UHT não precisa nem ficar na geladeira!

Quantidade de carboidrato por dia: por onde começar?

Dietas com baixo teor de carboidratos estão em alta há anos. Mas é preciso ficar atento: os carboidratos são nutrientes essenciais, importantíssimos para o bom funcio-namento do organismo.


Como parte de uma dieta equilibrada, os carboidratos são uma fonte de energia es-sencial: o corpo realiza a quebra dos amidos e açúcares em glicose que, por sua vez, são absorvidos pelas células do corpo para produzir moléculas de combustível.
A Sociedade Internacional de Nutrição Esportiva recomenda o consumo de 8 a 10 gramas de carboidratos por quilo de peso corporal por dia, dependendo do exercício físico praticado e do período do consumo, ou seja, durante a preparação para com-petições e durante ou após a competição.

Mas nem todos os carboidratos são absorvidos pelo nosso corpo da mesma forma. Ao tentar decidir sobre a quantidade de carboidratos por dia, prefira fontes de carboi-dratos ricos em fibras, como frutas, vegetais e grão integrais. Mas se você busca fontes de energia rápida para repor as reservas utilizadas, dê preferência aos carboidratos mais simples, como pão francês, arroz branco e macarrão.

Encontrando o equilíbrio


Se você acha que a sua ingestão atual de proteínas e carboidratos pode estar te im-pedindo de atingir os seus objetivos de treino, que tal fazer um diário alimentar antes de realizar qualquer mudança?

Acompanhe seu consumo por alguns dias, apenas para ver qual é a sua ingestão média. A partir daí, você pode analisar a adaptação. Afinal, leva tempo para des-cobrir como o corpo reage até, enfim, ver os resultados.

Lembre-se de que antes de qualquer grande mudança na dieta é preciso consultar um médico e/ou nutricionista qualificado para a criação de um plano alimentar adequado, seguro, possível e equilibrado.

  • A URL foi salva no seu clipboard.