Como fazer da dieta balanceada uma rotina na sua vida

Você bem sabe que o que você come todos os dias pode afetar a sua saúde. É por isso que seguir uma dieta balanceada é fundamental para consumirmos nutrientes essenciais que ajudam a manter o bom funcionamento do corpo. Quando falamos de nutrientes, falamos de proteínas, carboidratos, gorduras boas, vitaminas e minerais e, claro, água. 

Uma dieta equilibrada não precisa ser sofrida! Muito pelo contrário. Pode e deve ser variada e saborosa, o que significa que você pode incluir seus alimentos favoritos! Confira aqui alguns benefícios de uma alimentação saudável e balanceada.

Benefícios e importância de uma dieta balanceada

Você já deve estar cansado de ouvir sobre o surgimento de uma nova dieta: dieta cetogênica , dieta paleo, jejum intermitente e muito mais ... São tantas informações... . Mas cuidar da sua alimentação e manter dieta equilibrada significa balancear o consumo de alimentos de todos os grupos ao longo do dia. Como você poderia fazer isso? Nós mergulhamos de cabeça no assunto para trazer os detalhes para você!

1. Função normal do sistema imunológico

Incluir alimentos de todos os grupos,em quantidades adequadas, considerando alimentos
ricos em fibras, vitaminas e minerais, como frutas e vegetais, pode ajudar no bom funcionamento do seu sistema imunológico. Nutrientes como vitaminas A, B6, B12, C, D, ácido fólico, zinco e ferro ajudam no funcionamento adequado do sistema imunológico. Por isso, não os perca de vista!


2. Energia

Carboidratos presentes no pão, macarrão, arroz são seus aliados. Isso faz muito sentido se
você for um atleta. Afinal, quando treinamos, usamos nossos estoques de glicogênio para formação de energia, de modo que o corpo possa acompanhar o ritmo dos treinos.

Se você quiser boas opções de alimentos fontes de carboidratos e proteínas para o pós-treino, uma boa sugestão é frango com batata-doce. Assim, você abastece suas reservas de energia e ainda ajuda na recuperação dos músculos.

Outra dica é escolher fontes de carboidratos complexos, como grãos integrais. São alimentos para ajudar no consumo de fibras alimentares, que ajudam ainda no bom funcionamento do seu intestino.

3. Manutenção da massa muscular

Incluir fontes de proteínas em sua dieta – como ovos, carnes magras, laticínios e proteínas de origem vegetal como a soja – pode ajudar na construção dos músculos, especialmente combinados à prática de exercícios físicos adequados. Por quê? Porque os aminoácidos, que formam as proteínas, funcionam como blocos que ajudam na recuperação e formação da massa muscular. Após um treino, completar o seu lanche com proteínas ajudará na recuperação.

Além disso, minerais como o cálcio, encontrado em laticínios e alguns vegetais verdes escuros, são importantes para a contração muscular e manutenção de dentes e ossos saudáveis.

Como manter uma dieta bem balanceada

Estabelecer hábitos alimentares saudáveis não precisa ser difícil. A seguir, compartilhamos com você algumas dicas úteis para manter uma alimentação equilibrada:

1. Planeje com antecedência

Sabemos que, às vezes, você pode ter uma vida bastante agitada, fazendo malabarismos para balancear os esportes, a vida social, o trabalho ou os compromissos familiares. Tente planejar suas refeições com antecedência e, se puder, deixe-as prontas e congeladas para quando estiver sem tempo. Feijão, arroz e sopas caseiras são opções deliciosas e nutritivas. Nada melhor do que comer aquele prato caseiro feito com afeto. Para um café da manhã prático, experimente um dos nossos deliciosos YoPRO para comer de colher com 15 g de proteínas por porção, além de zero adição de açúcares e zero lactose.

2. Aposte nos vegetais

Os vegetais possuem nutrientes importantes para o bom funcionamento do corpo, como fibras, vitaminas e minerais. Por isso, preencha metade do seu prato com suas opções favoritas nas refeições principais. Como a variedade é enorme, você pode testar, experimentar e ver o que mais agrada o seu paladar. Verduras folhosas, como folhas de brócolis, couve e espinafre, são ótimas opções, que podem ser ingeridas cruas ou cozidas no vapor. Da próxima vez que você estiver caminhando pelo corredor de frutas e vegetais do mercado, tenha em mente os benefícios de uma alimentação colorida e variada.

3.Beba água

Manter-se hidratado é sempre muito importante. Quando não bebemos água suficiente, podemos ficar cansados, sentir tonturas e ter cãibras musculares. Isso ocorre porque precisamos de água para transportar nutrientes pelo corpo.  Se você não sabe quanto de água precisa consumir, fique tranquilo, a gente te ajuda. A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é ingerir cerca de 1,6 litros de água / dia para mulheres e 2 litros de água / dia para os homens. Mas esta recomendação não é a mesma se você estiver realmente pegando pesado nas atividades físicas: você suará mais e, portanto, precisará repor mais água!

4.Não se prive da comida que você ama

A comida não deve ser sua inimiga. Como dissemos anteriormente, uma dieta equilibrada e saudável também deve ser agradável, e não há realmente necessidade de cortar alimentos. Você às vezes tem vontade de chocolate ou daquela batata frita?  Então, inclua pequenas porções desses alimentos em sua dieta.

5.Una forças

Pode ser difícil criar um hábito quando você está sozinho. Por que não juntar forças com um amigo, parceiro ou membro da família para encorajarem um ao outro a fazerem escolhas mais saudáveis ​​? Amigos e família são para essas coisas também, não é mesmo?

6. Evite interrupções em sua rotina

Manter os horários dos exercícios, das refeições, de dormir e acordar pode ajudar na criação e manutenção de hábitos saudáveis!

A importância do exercício com uma dieta balanceada


Uma dieta balanceada precisa fazer parte de um estilo de vida saudável, o que significa incluir o combo hidratação, sono e exercícios.  Sabemos que você é louco por esportes e está sempre procurando pelo seu próximo desafio, então temos certeza de que você sabe que incluir exercícios como parte de um do estilo de vida é muito importante!  Na verdade, a atividade física é comprovadamente boa para o coração, a pressão arterial e a manutenção de uma massa muscular saudável.

Conte com a gente para apoiá-lo, esteja você se preparando sua próxima corrida ou fazendo o seu melhor no HiiT.

Onde encontrar informações sobre nutrição


A melhor maneira de começar uma dieta saudável e equilibrada é expandir seus conhecimentos sobre nutrição.  É importante verificar os rótulos dos alimentos e, caso você não conheça algum ingrediente da lista, pesquise em manuais oficiais e diretrizes sobre nutrição, revistas científicas ou em portais com respaldo. É muito fácil cair nas famosas fake news com tanta informação por aí na internet. Por isso, sempre cheque as fontes e confie no que as pesquisas científicas dizem a respeito do assunto.

Você também pode procurar um nutricionista para te aconselhar e te ajudar em suas escolhas alimentares. 

O equilíbrio é um elemento-chave de sucesso para quem deseja atingir uma meta de treino, seja para ajudar na construção da massa muscular ou melhorar seu desempenho físico.  Portanto, não hesite em integrar algumas das dicas acima em sua rotina diária!

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