Devo comer proteínas antes ou depois do treino?

Nutrição

Gostei

Você provavelmente já sabe como as proteínas são importantes para ajudar na recuperação muscular no pós-treino. O pessoal costuma focar muito na quantidade de proteínas que os praticantes de exercícios físicos devem consumir. Porém, quando você ingere proteínas ao longo do seu dia, você ajuda a melhorar a sua recuperação.

Pra começo de conversa, existem vários tipos diferentes de proteínas – algumas de origem animal, outras de origem vegetal... por isso, é importante conhecê-las bem para combiná-las em seu dia a dia e ajudar na sua recuperação muscular.

A seguir, daremos a você algumas dicas importantes. Especialmente se você deve consumir proteínas antes ou depois do treino. Então, vamos começar por aí?

Qual é a melhor hora para consumir proteínas?


Há muitas dúvidas sobre consumir proteínas antes ou depois do treino. A boa notícia é que o consumo de proteínas deve ser distribuído ao longo de todo o dia, especialmente se você é um apaixonado por exercícios. Isso significa que é recomendado consumir cerca de 4 a 5 porções diárias de 20 gramas de proteínas, a cada 3 ou 4 horas. Por isso, você pode comer proteínas antes ou após os exercícios .

Quando falamos em pré-treino, é importante garantir que você não esteja com fome, nem consuma grandes quantidades de alimentos a ponto de sentir-se desconfortável durante o exercício. É recomendado que você espere pelo menos uma hora após sua última refeição antes de iniciar sua sessão de treinamento.

Após o treino, é importante consumir proteínas nas 24 horas seguintes para ajudar na recuperação muscular. Por que isso é importante? Porque isso irá ajudar a fornecer ao seu corpo os aminoacidos, que funcionam como blocos de construção, que ajudam na recuperação e no crescimento dos seus músculos.

Além das proteínas no pós-treino, não esqueça de se hidratar e dos alimentos fontes de carboidratos.

A quantidade de proteínas que você deve ingerir depende do seu peso corporal, idade, gênero, estilo, frequência e metas de treinamento, entre outros fatores. A recomendação não é a mesma se você é um atleta de elite realizando várias sessões por dia ou se está acostumado a ir às ruas para uma maratona.

A Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte recomenda o consumo de cerca de 0,8 gramas de proteínas por quilo de peso corporal por dia. No caso de atletas de resistência, que costumam praticar treinos intensos de 4 a 5 dias por semana, por pelo menos uma hora, a recomendação pode chegar a 1,1 gramas de proteínas por quilo de peso corporal por dia.

Para atletas de alto nível, o consumo pode chegar a 1,6 gramas de proteínas por quilo de peso corporal por dia. Se você está acostumado a praticar esportes de resistência ou com intensidade elevada diariamente, por mais de uma hora de duração, você pode ser um deles. E pode aprender mais sobre os benefícios de uma dieta rica em proteínas clicando aqui.

Qual a melhor hora para tomar o whey protein?


Agora que já discutimos a ingestão de proteínas, o que dizer sobre as proteínas de soro de leite, o famoso whey protein? Vamos explicar um pouco sobre seus benefícios e outras coisas que você deve saber.

As proteínas do soro do leite compõem cerca de 20% das proteínas do leite de vaca, sendo os outros 80% formados por caseína, um outro tipo de proteína do leite.

Algumas proteínas são chamadas de “completas” porque contêm os 9 aminoácidos essenciais. É o caso do whey protein, da caseína e de outras proteínas de origem animals. Todas essas proteínas ajudam na recuperação e construção dos músculos.

Cada um de nós tem suas próprias especificidades. O mesmo princípio se aplica às proteínas do soro de leite. O que há de tão especial nela? O famoso whey protein é uma "proteína rápida", porque é digerida rapidamente pelo organismo, levando a um pico de aminoácidos no sangue logo após a ingestão. Além disso, contém quantidades importantes de leucina, um aminoácido essencial que ajuda na recuperação e no aumento da massa muscular.

Afinal, quando tomar whey protein? Você pode consumi-la entre 2 a 8 horas após o treino para ajudar na recuperação dos seus músculos.
A caseína, por outro lado, é uma “proteína lenta”. Por isso, funciona muito bem em combinação com as proteínas do soro do leite. E adivinha? Toda a linha YoPRO possui whey protein e caseína, sendo ótimas opções tanto para o pré quanto para o pós-treino.

Para a sua próxima sessão na academia, você pode pensar em levar na mochila o YoPRO bebida láctea UHT com 25 gramas de proteínas por embalagem no delicioso sabor chocolate. Como não há necessidade de guardá-lo na geladeira, é uma ótima opção para o seu lanche pós-treino fora de casa.

Seja antes ou depois do exercício, fique atento às diferentes fontes de proteínas que você ingere para ajudar na sua recuperação muscular.

  • A URL foi salva no seu clipboard.
  • Conheça toda nossa linha com whey protein

    YoPRO é uma forma prática e gostosa de consumir proteínas