O esporte ideal: como escolher o seu

Treino

A sensação de estar preso a uma rotina não é das melhores, não é mesmo? Sabemos o quanto os esportes significam para você e que você está sempre à procura do próximo desafio. Há muitas opções de atividades físicas por aí e com certeza alguma delas vai se encaixar no seu estilo e objetivos.

Vamos tentar ajudá-lo a encontrar a atividade física ideal para você. Confira as nossas sugestões para começar.

O que levar em consideração na hora de escolher a sua atividade física

Escolher qual é o melhor exercício para você depende do seu estilo de vida, objetivos e preferências pessoais.

A primeira coisa a considerar é o que é mais prático para ser encaixado na sua rotina. Você pode chegar facilmente a uma academia ou a um centro esportivo? Caso a resposta seja sim, os exercícios na academia e esportes em equipe podem se encaixar bem no seu dia a dia.

Sabemos que muitos de vocês gostam de treinar logo pela manhã, antes de começar o dia de trabalho e afazeres. Procure por academias e centros de esportes 24h ou que abram bem cedinho. Mas, se você mora ou trabalha longe desses lugares, não se preocupe: há muitos exercícios que você pode fazer em casa ou no parque.

Pense no que você deseja obter com os treinos. Você está se esforçando por um objetivo físico específico? Quer conhecer outros atletas e fazer novos amigos? Nesse caso, algum tipo de esporte de equipe pode ser ótimo para você.

Tipos de atividades físicas

De treinamento de resistência a intervalos de alta intensidade e esportes de equipe, há muitas opções a serem consideradas. Reunimos os principais tipos de atividade física. Por que não tentar alguns desses?



1. Corridas


Seja em uma esteira, na pista ou nas práticas cross-country, correr é um esporte de resistência que não exige muito investimento financeiro para ser realizada. Se você quer ampliar o seu círculo social e fazer amigos entre uma corrida e outra, pode considerar fazer parte de uma assessoria de corrida.

Mas, se a grana está curta e/ou você não liga muito para o social, você pode simplesmente sair por aí por conta própria, tomando cuidado para não pegar mais pesado do que você está acostumado e arejar a mente enquanto corre. Esteja você treinando para uma maratona ou correndo apenas 5 km no parque perto da sua casa, a corrida regular tem muitos benefícios.

Se você ama a natureza, por que não tentar também correr em trilhas? Este tipo de corrida é feito ao ar livre, no meio do mato, cercado de paisagens lindas. O nível de dificuldade vai depender da trilha que escolher — tipo de terreno e comprimento dela. Essa opção pode ser um desafio e tanto!

2. Treinamento de peso

Qualquer que seja o seu esporte preferido, alguma forma de treinamento com pesos é benéfica para exercitar os músculos. O mais importante é aprender a forma correta para qualquer levantamento de peso, para evitar o risco de lesões.

Se você não é do tipo que quer ir para a sala de musculação da academia, pode treinar em casa apenas utilizando o seu peso corporal ou alguns pesos livres.
O bom da maioria das academias e clubes é que geralmente possuem instrutores ou treinadores. Desse modo, você poderá obter orientações desses profissionais que podem, inclusive, definir um plano de treinos para você com base nos seus objetivos.

3. HIIT

Se você não está familiarizado com o HIIT, vamos começar do início. O HIIT significa "treinamento intervalado de alta intensidade" e é um estilo de treino que se tornou cada vez mais popular nos últimos anos. Refere-se a um tipo de sessão de exercícios composta por tempos curtos e intensos de esforço físico e recuperação.

O bom do HIIT é que você pode realizá-lo em casa ou na academia. A maioria dos atletas gosta de fazer um treino completo em um curto espaço de tempo. Se quiser experimentar, há muitos vídeos online para você começar em casa, inclusive na Academia 24h de YoPRO no YouTube. Joelhos altos, pés rápidos, saltos e pranchas — existem vários exercícios em que você nem precisa de equipamento para treinar. Saiba mais sobre o treinamento HIIT e seus benefícios no nosso artigo sobre o tema.

4. Natação

Quem pensa que nadar é tranquilo e simples, se enganou. A natação é um treino que envolve músculos de todas as partes do corpo. Podemos considerá-lo um esporte de "baixo impacto", pois não sobrecarrega muito as articulações. A natação também pode fazer com que você trabalhe o seu senso de equilíbrio e ritmo, dependendo do estilo que você escolher. Você pode contar suas voltas ou até organizar a sua sessão como um HIIT de natação! Interessante, não?

5. Boxe


Esteja você atrás de um esporte competitivo, para aliviar o estresse ou para trabalhar a parte superior do seu corpo, o boxe é uma ótima opção. É um exercício aeróbico, mas também pode ajudá-lo a aumentar sua força, resistência e equilíbrio. Existem muitas opções, como aulas de ginástica e o boxe sombra, que causam menos impacto. O boxe sombra é um método de treino em que você pratica sozinho, sem um adversário, apenas com golpes no ar.

6. Escalada


Para vocês, atletas prontos para qualquer desafio, que tal aprender a escalar? Escalada e boulder (modalidade em que se escala paredes baixas sem uma corda) usam uma gama realmente diversificada de músculos do corpo. Como não existem duas rotas de escalada iguais, esse tipo de esporte também aposta na variedade, perfeito para quem gosta de sacudir a rotina. Veja se há espaços de escalada perto de você ou encontre um instrutor e saia para o ar livre!

Ao tentar encontrar a atividade física ideal para você, é bom tentar muitas possibilidades. Aproveite as sessões de introdução e aulas gratuitas ou peça a um amigo para levá-lo ao seu esporte favorito. Experimentar novos esportes e estilos de treino é uma ótima maneira de animar sua rotina ou aprender uma nova habilidade!

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