O que comer antes do treino pela manhã

Quer saber o que comer antes de treinar cedo? Fique tranquilo que a gente te ajuda com algumas dicas!

Nós sabemos que muitas pessoas gostam treinar logo pela manhã, antes que os compromissos do dia agitado comecem. Para isso, é importantíssimo abastecer seu corpo antes do exercício. O problema é que muitas vezes estamos sem apetite ou não temos muito tempo para preparar um bom café da manhã.

Para o pré-treino, a recomendação é ingerir fontes de carboidratos e proteínas pelo menos uma hora antes de iniciar a sua sessão. A dica é não ficar com fome, nem comer demais para não se sentir mal! É sempre uma questão de equilíbrio.

Como escolher os macronutrientes no pré-treino

Você já deve saber que os carboidratos são muito importantes!

A recomendação da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição é consumir em torno de 3 a 12 gramas de carboidratos por quilo de peso corporal por dia. Isso, claro, varia de acordo com o seu tipo de treino, entre outros fatores. Num exemplo prático, se você tem 80 quilos, é recomendado que você consuma entre 240 e 960 gramas de carboidratos todos os dias.

Para o período específico antes do treino, a recomendação é ingerir de 1 a 4 gramas de carboidratos por quilo de peso corporal. Utilizando o mesmo exemplo anterior, se você possui 80 quilos, deveria consumir entre 80 e 320 gramas de carboidratos para fornecer energia para o exercício.

Para ter uma ideia do que isso significa, 1 banana grande possui cerca de 30 gramas de carboidratos, enquanto que 1 fatia de pão tem ao redor de 50 gramas desse macronutriente.

Além dos carboidratos, é recomendado que você inclua também fontes de proteínas e de gorduras boas para a saúde.

Lembre-se de que os praticantes mais avançados devem consumir entre 1,1 a 1,6 gramas de proteínas por quilo de peso corporal por dia, dependendo da idade, gênero, estilo de exercícios, metas, entre outros fatores.

As proteínas de alta qualidade ou de alto valor biológico, contêm aminoácidos de cadeia ramificada, conhecidos como BCAA, particularmente importantes para os atletas porque ajudam na síntese de proteínas, principalmente musculares. Proteínas lácteas ou de soja, por exemplo, possuem os 9 aminoácidos essenciais para o corpo, incluindo o BCAA.

Ah, e não se esqueça de se manter hidratado! Beba água antes, durante e depois do treino!


5 ideias de café da manhã antes do treino para começar bem o dia

Agora você já entendeu a importância das proteínas e dos carboidratos, mas ainda deve estar se perguntando: o que comer antes do treino pela manhã? A seguir, daremos algumas ideias rápidas e fáceis, para aquelas manhãs em que você só quer curtir aqueles minutinhos a mais na cama antes de levantar e começar seu dia.

1. Aveia para um despertar delicioso

Versátil e gostosa, a aveia é um tipo de carboidrato complexo, ou seja, é fonte de fibras alimentares que ajudam na liberação da energia de forma mais lenta. Você pode misturá-la com leite, frutas ou um pouquinho de mel.

2. Smoothie para um início de dia tranquilo (e gostoso)

Smoothie é uma receita rápida e fácil de fazer. Se você ainda não conhece, saiba que é muito popular em países como os Estados Unidos, preparados com iogurtes e/ou leite e frutas.

Você pode incluir ingredientes e sabores diversos e incrementá-los com vegetais, para variar ainda mais.

Adicione uma fonte de proteínas como leite, iogurtes proteicos ou proteínas em pó com um pouco de água. Para finalizar, inclua um pouco de sementes, como a chia ou a linhaça, para dar aquela textura e um pouco de gorduras do bem. Mas, se quer ainda mais praticidade, pode experimentar opções prontas para consumo como o YoPRO Smoothie.

3. Iogurte e granola

Outra boa opção de café da manhã é o iogurte clássico com granola crocante caseira. Por que? Primeiro, porque a granola, especialmente a caseira, é composta principalmente de grãos integrais, como a aveia ou a espelta, ótimas fontes de carboidratos complexos.

Já o iogurte é fonte de proteínas para ajudar na recuperação muscular. Se você está procurando um produto rico em proteínas, por que não experimentar nossos deliciosos iogurtes YoPRO? A linha de iogurtes YoPRO tem opções com 15, 17 e 25 gramas de proteínas, além de serem zero lactose, zero adição de açúcares, fontes de cálcio e com uma variedade de sabores espetaculares.

4. Whey protein para ajudar na sua rotina matinal

Como mencionamos, o whey é um excelente tipo de proteína para consumir no pré-treino. A bebida láctea YoPRO UHT, asim como toda linha YoPRO, possui whey e caseína e é super prática para lanches fora de casa, porque não precisa de refrigeração. Ótima pedida para levar na mochila junto com uma fruta!

5. Torrada integral com geleia e pasta de amendoim

A mistura de pasta de amendoim e geleia numa torrada integral pode ser uma ótima opção para quem gosta de doce. Tenha isso em mente quando você estiver com o tempo apertado no pré-treino pela manhã, pois essa mistura possui gorduras boas, vindas da pasta de amendoim.

Descobrir quais alimentos funcionam para você antes do treino é uma questão de gosto. Provavelmente, você precisará experimentar algumas receitas diferentes antes de encontrar o que mais te agrada.

Uma ótima ideia é sempre observar com cuidado como sua alimentação afeta seus treinos. O que te traz energia e disposição? O que te deixa mais lento e pesado? Há algum alimento que ajuda na concentração e foco?

Responder a essas perguntas pode ajudar na escolha de alimentos para o seu pré-treino, mas para adequar o melhor cardápio a sua rotina e objetivos, procure sempre a orientação de um profissional da área da saúde. Se você está se sentindo inspirado, temos algumas outras ideias de alimentos com alto teor de proteínas para o café da manhã, que podem ajudar a dar energia para seu treino na academia, no ginásio, na quadra ou nos gramados!

  • A URL foi salva no seu clipboard.

Conteúdos relacionados