12 benefícios de contar com um personal trainer para te ajudar a alcançar seus objetivos

Treino

Gostei

Contratar um personal trainer pode ser útil quando precisamos de motivação e orientação técnica na hora de treinar. Mas até mesmo atletas mais experientes e comprometidos com uma rotina de treino também podem se beneficiar de apoio profissional. Aliás, principalmente quem é mais experiente tem muito a ganhar quando treina sob supervisão técnica.

Veja os principais benefícios de ter um personal trainer para te ajudar a bater as suas metas de atleta[1,2]:

1. Ele pode aumentar o seu conhecimento sobre condicionamento físico em geral

Quando somos loucos por esportes, também nos apaixonamos por entender melhor sobre a fisiologia e condicionamento físico. Isso porque normalmente queremos aprimorar nossa capacidade cardiovascular, desenvolver músculos e prevenir lesões.

O personal trainer possui o conhecimento adequado para nos ajudar nessa missão. Ele pode nos orientar a fazer as melhores escolhas em relação à rotina de treino, assim como a reconhecer os sinais quando as coisas não vão bem. Instruções personalizadas podem nos ajudar a potencializar nossas capacidades e nos colocam no caminho certo para atingir nossos objetivos.

2. Um personal te ajuda a aperfeiçoar a execução dos exercícios

Execução é a chave quando se trata de fazer o treino render e ajudar a produzir resultados. Mas, principalmente quando executamos exercícios novos, não é fácil fazer cada movimento com perfeição.

O personal trainer pode acompanhar o treino de perto e corrigir cada errinho de execução, até que a série esteja perfeita, de dar aquele orgulho.

Mas vale frisar que, apesar de fundamental no direcionamento do treino, o personal trainer não faz milagres. O objetivo esportivo tem de ser calculado considerando se há ou não alguma limitação física. E, claro, vai ser preciso bastante esforço da sua parte.

3. Ele pode adaptar sua rotina para atender às suas necessidades

Um dos benefícios de ter um personal trainer é o atendimento personalizado, que pode se adaptar aos nossos horários e necessidades. Se você só pode treinar de madrugada, por exemplo, ele poderá te acompanhar. Também poderá ir até o lugar do treino, como academia, parque, trilha ou até mesmo sua casa. Boa pedida para quem gosta de variedade ou não tem tempo para se deslocar!

A flexibilidade e a personalização que o personal traz podem colaborar para te deixar mais comprometido para treinar conforme o cronograma, sem pular nem um dia sequer de treino.

4. Pode te ajudar a definir metas realistas e mantê-lo motivado

Definir a meta corretamente – nem além da conta e nem aquém do que somos capazes de conseguir – é importante para que a gente consiga perceber a evolução e comemorar as conquistas na medida em que acontecem.

O personal trainer pode nos ajudar a estabelecer uma meta realista e que, de fato, possa ser cumprida dentro de uma janela de tempo razoável. O profissional também irá te mostrar o caminho das pedras, como a rotina de treino que precisa adotar, a forma de executar cada exercício e até dicas de cuidados pessoais.

5. Ele o manterá responsável pelos seus treinos

Quantas vezes você já planejou abrir a academia no dia seguinte, para começar a jornada arrebentando, mas virou para o lado e dormiu quando o despertador tocou? Todos nós já passamos por isso e não é sinal de fraqueza, mas sim de que somos feitos de carne e osso e, às vezes, é difícil manter a motivação lá em cima.

Não importa se você está livre às 5h da manhã, no intervalo do almoço ou logo após o trabalho - o personal trainer costuma ser versátil em termos de horários. Se marcaram um encontro às 6h da manhã para dar voltas em torno de uma pista de corrida, ele estará te esperando. Então, é melhor levantar da cama.

6. Um personal ajuda a melhorar a eficiência dos exercícios

Você pode ter em mãos uma lista de exercícios a cumprir. Mas a verdade é que o set será muito mais eficiente se for construído por um profissional, de acordo com suas capacidades e limites pessoais. O personal trainer também poderá trabalhar junto para fazer ajustes necessários e te ajudar a aperfeiçoar sua técnica.

7. Ele pode indicar um profissional para te orientar com dicas nutricionais

O personal trainer, normalmente um profissional da área da saúde, também pode te indicar um profissional para te dar dicas em relação à alimentação, sua "parceira no crime" quando se trata de ajudar a melhorar o desempenho. Como a gente sabe de cor, atividade física e alimentação andam de mãos dadas – sem o consumo adequado de nutrientes, suas metas esportivas podem cair por terra.

Por isso é fundamental consultar também um nutricionista, o profissional especializado para elaborar dietas adequadas às suas necessidades e objetivos.

8. Ele pode ajudar a aumentar sua confiança nos treinos

Todo atleta acaba aprofundando seu conhecimento sobre o mundo fitness e esportes. Mas o apoio profissional é fundamental para nos ajudar a dar confiança em relação ao plano de exercícios e ao nosso potencial de visar e atingir resultados.

Volta e meia, todo atleta duvida de que está no caminho certo. O personal trainer estará ali justamente para ajudar tanto com a parte técnica racional, quanto emocional. Ele irá mostrar que, sim, cumprir um plano de exercícios e alimentação saudável pode te ajudar a ganhar massa magra ou a ganhar resistência. Então, não há nada a temer.

O apoio do personal também pode ser útil de forma prática durante o treino. Se você tem receio de executar um exercício novo, ou acha que está fazendo o movimento da forma errada, contar com orientação profissional pode te ajudar a ganhar confiança e driblar o obstáculo.

9. Personais ajudam a criar planos de treino personalizados

Se as suas metas são pessoais, por que seria diferente com a sua rotina de treino? Um plano de exercícios que copiou do seu parceiro de academia pode não estar adaptado para as suas capacidades e desejos. Portanto, é possível que você se frustre no meio do caminho.

Um personal trainer poderá construir um plano adaptado para você, que leva em conta não só as suas metas, mas também as suas preferências! Sempre temos preferência por alguns exercícios e, quando fazemos o que gostamos, ficamos mais engajados.

O personal trainer também pode adaptar a rotina de treinos para acomodar o seu estado de espírito. Nos dias em que estiver menos disposto, ele pode fazer ajustes para te ajudar a manter a linha sem tirar os olhos do prêmio.

10. Os treinos se encaixam melhor na sua rotina

Ter um personal trainer é uma mão na roda quando a nossa rotina é toda picotada. Nos dias em que temos mais tempo, pode-se bolar um treino completo de musculação ou funcional. Já quando temos apenas meia hora disponível, o profissional pode sugerir uma sessão de HIIT, ou então exercícios de flexibilidade, como pilates ou yoga.

11. Um treinador é capaz de desafiá-lo e incentivá-lo

Desafiar limites é uma característica de muitos de nós, mas o personal trainer pode trazer ainda mais tempero para a nossa jornada. Ele pode nos incentivar a continuar perseguindo seus objetivos até nos dias de menos motivação, e lançar novos desafios que vão nos ajudar a chegar mais longe.

12. E por fim, ele pode te ajudar com as suas avaliações físicas

A avaliação de aptidão física existe para avaliar nossa saúde geral e nosso estado físico por meio de uma série de testes e exercícios. São considerados elementos como flexibilidade, força muscular e resistência, assim como vigor e vitalidade geral[3].

O personal trainer pode aplicar essa avaliação por meio de testes simples, como se fosse uma sessão de treino na qual será avaliado da cabeça aos pés. Com os resultados em mãos, poderá planejar a melhor rotina para você.

O profissional de educação física é muito importante para atividade física e tem vários benefícios, mas revisar algumas partes porque achei que alguns lugares a forma que foi dito parece que com ele, a pessoa consegue fazer/ atingir o que quiser e não é bem assim. Ele é fundamental para dar a direção, mas se a pessoa tem alguma limitação ou se esforça, não tem como atingir.

Agora que você já sabe por que treinar com o personal, procure por um profissional qualificado e de confiança para ser seu parceiro na jornada de atleta.

Referências

1. American Council on Exercise. Top 10 Benefits of Personal Training. Disponível em:
https://www.acefitness.org/education-and-resources/lifestyle/blog/6394/top-10-benefits-of-personal-training/

2. Australian Institute Of Fitness. 15 Benefits Only a Personal Trainer Can Provide. Disponível em:
​​https://fitness.edu.au/the-fitness-zone/15-benefits-only-a-personal-trainer-can-provide/

3. Kokkinos, Peter. (2014). Physical Fitness Evaluation. American Journal of Lifestyle Medicine. Disponível em:
https://www.researchgate.net/publication/274507362_Physical_Fitness_Evaluation

  • A URL foi salva no seu clipboard.
  • Bebida Láctea 15g sabor Chocolate

    YoPRO é uma opção prática e gostosa de consumir proteínas​.