3 passos para incluir a Técnica de Visualização na rotina

Bem-estar

Gostei

A técnica de visualização pode soar como conversa fiada para os mais céticos. Mas a verdade é que os cientistas já demonstraram que fortalecer a mente e visualisar nossas metas pode, de fato, nos ajudar a conquistá-las[1].

O treinamento mental é uma parte importante da construção do nosso desempenho, que não depende apenas de força, potência ou velocidade. Tudo isso é fundamental, mas se não estivermos motivados, seguros e confiantes, tudo pode cair por terra. Além disso, de nada adianta subir ao primeiro lugar do pódio se não estivermos com a saúde mental em dia.

Para começar, o que é uma técnica de visualização e como se aplica ao esporte?

A técnica de visualização não é recente. Na verdade, vem sendo utilizada há milhares de anos e tem progredido nas últimas décadas. De um ponto de vista científico, visualizar uma meta nos permite acessar um estado de consciência alterado, no qual as ondas cerebrais e a bioquímica da mente se modificam[2].

Isso ocorre por uma mudança na atividade cerebral do hemisfério esquerdo, relacionado ao pensamento lógico, para o direito, responsável por tarefas intuitivas e imaginativas. Ao utilizar o quadrante criativo do cérebro, as imagens ficam mais fortes, nítidas e presentes em nossa realidade, o que também pode melhorar o desempenho quando precisamos concretizar as ações que imaginamos.

Mas, e no esporte, afinal, o que é técnica de visualização? Bom, não tem muito segredo: você deve imaginar que está em uma situação específica, como saltando mais longe, nadando com mais velocidade ou subindo no pódio.

Mas só imaginar não é suficiente. É preciso pensar de forma a materializar aquela meta. Se você quer nadar mais rápido, sinta a água tocando o seu corpo, a força das suas braçadas e o impulso dos seus pés. Tire um tempo para, de fato, experimentar as sensações.

O treinamento mental para atletas pode ajudar a melhorar a capacidade motora e a força muscular, a aumentar a autoconfiança, a concentração e a atenção, e a diminuir a ansiedade[2].

Atletas de alto nível já entenderam que, enquanto o corpo humano tem seus limites naturais, a mente tem um potencial ilimitado. Mas o pulo do gato é que todo o potencial que imaginamos pode, sim, se materializar. Pesquisadores enfatizam que a saúde cerebral pode interferir na saúde, força e funções cognitivas. Assim, quando a mente está fortalecida e em sintonia com o corpo, tem o potencial de mandar mensagens para que faça os movimentos corretos, com mais potência, força, velocidade, e assim por diante.

Mas para que a visualização funcione, é preciso ter confiança tanto no potencial da técnica, quanto na sua capacidade de superação enquanto atleta. E olha a recompensa: quando a gente visualiza antes, o gosto da vitória é duplo: na hora de imaginar e na hora de concretizar.

3 passos para praticar as técnicas de visualização e atingir seus objetivos

Pronto para descobrir o poder da visualização? Todo atleta conhece a importância de seguir processos com disciplina e comprometimento. Para visualizar metas, não é diferente. Vamos lá:

1. Primeiro, comece a visualizar o seu sucesso

Para começar, você precisa saber qual é a sua meta, ou seja, o que deseja visualizar. Sucesso, aqui, é bastante pessoal. Pode ser a vitória em uma competição, ou simplesmente dar conta de encarar todos os treinos da semana e sair vivo.

Pense no que sucesso significa para você, pois será mais fácil visualizar uma meta que realmente te dá satisfação. Você pode aplicar a técnica da visualização enquanto medita, na hora do treino ou até ao longo do dia, enquanto cozinha ou faz suas atividades do dia. Aproveite a sensação.

2. Em segundo lugar, repita a imagem visual em sua mente

Em um primeiro momento, você estará fabricando e lapidando a imagem do seu sucesso. Quando essa visualização estiver mais consistente, repita-a em sua mente várias vezes, seja durante uma longa sessão de meditação, ao longo do treino ou em qualquer momento do dia. Faça isso com certa constância para tornar a imagem cada vez mais viva e real.

3. Terceiro, envolva todos os seus sentidos na visualização

Agora, vamos para a parte mais divertida: envolver todos os seus sentidos na técnica de visualização. Um nadador, por exemplo, pode sentir o cheiro do cloro, a sensação de tirar a touca após terminar em primeiro lugar, e até mesmo os gritos de celebração da torcida.

Utilizar os sentidos é importante para materializar a meta, tornando-a mais viva dentro de você. Esse processo pode ajudá-lo a ficar mais concentrado, focado e motivado a dar o seu melhor no momento certo.

O treinamento mental para atletas é mais uma opção de autocuidado para incluir na nossa rotina. Cuidar do emocional e do bem-estar é fundamental, tanto para ajudar a melhor performance, quanto para aproveitar de verdade todas as nossas conquistas.

Referências

1. González-Campos, Gloria & Valdivia-Moral, Pedro & Cachón-Zagalaz, Javier & Zurita Ortega, Felix. (2016). Visualisation and goal-setting in footballers. Journal of Human Sport and Exercise. 11. 10.14198/jhse.2016.112.01. Disponível em:https://www.researchgate.net/publication/315982913_Visualisation_and_goal-setting_in_footballers


2. Predoiu, Radu & Predoiu, Alexandra & Mitrache, Georgeta & Firanescu, Madalina & Cosma, Germina & Dinuta, Gheorghe & Bucuroiu, Razvan. (2020). Visualisation techniques in sport - the mental road map for success. 59. 245-256. 10.35189/dpeskj.2020.59.3.4. Disponível em:https://www.researchgate.net/publication/344587632_Visualisation_techniques_in_sport_-_the_mental_road_map_for_success



  • A URL foi salva no seu clipboard.
  • Iogurte Colherável 17g sabor Natural