O que é meditação e quais os seus benefícios

Bem-estar

Para atletas profissionais e amadores acostumados com treinos intensos e cheios de desafios, as vantagens de praticar yoga podem não ser tão evidentes. Mas a prática milenar traz uma série de benefícios para a saúde e bem-estar, o que pode ser uma alternativa inusitada para ajudar a melhorar o desempenho.

Para começar, vamos entender o que é o yoga?

Quem não sabe muito sobre yoga pode enxergar a prática como um exercício de relaxamento e meditação. O yoga é isso, sim. Mas vai além. A Organização Mundial da Saúde [1] (OMS) o classifica como uma “ferramenta valiosa para melhorar o condicionamento físico e diminuir a ocorrência de doenças crônicas”.

A prática surgiu na Índia há cerca de cinco mil anos, com a proposta de integrar corpo, alma e emoções, ajudando na promoção do autoconhecimento e do autocuidado. Segundo o Serviço Nacional de Saúde da Inglaterra [2] (NHS), os principais componentes do yoga são a respiração e as posturas, uma série de movimentos criados para ajudar a aumentar a força, a flexibilidade e o equilíbrio.

Dezenas de estudos científicos foram publicados sobre os benefícios do yoga, considerado uma prática segura e eficaz que pode ajudar a melhorar o condicionamento, a diminuir os riscos de dores e lesões e até mesmo auxiliar na prevenção de sintomas como depressão e estresse.

Os benefícios do yoga para atletas e esportistas

Segundo artigo de revisão publicado pela Universidade de British Columbia, no Canadá, o yoga está ganhando espaço entre atletas. Mas o yoga é bom para que?

Primeiro, a prática pode ajudar a prevenir lesões em praticantes de esportes intensos, como corrida, tênis ou basquete. Esportistas comprometidos com treinos de força, como a musculação, também podem se beneficiar com a prática que ajuda no fortalecimento muscular e a melhorar a estabilidade, a postura e a amplitude dos movimentos.

Estudo [3] publicado em 2016 analisou o efeito do yoga no desempenho de 26 atletas universitários. Aqueles que praticaram duas vezes por semana ganharam mais equilíbrio e flexibilidade, o que sugere que a prática pode ajudar no desempenho em esportes que exigem essas habilidades.

Além disso, como traz benefícios para a saúde mental e física, o yoga pode ajudar a manter a disposição para que estejamos prontos para encarar o treino.
Veja, abaixo, os benefícios do yoga.

1. Ajuda a aprimorar a força e a flexibilidade

Uma publicação da Universidade de Concordia [4], nos Estados Unidos, concluiu que o yoga é uma prática que ajuda a melhorar a força e a flexibilidade.

A força é construída por meio de posturas que usam o próprio peso do corpo. Assim, o treino tem foco em desenvolver os músculos de forma direcionada, o que significa que até movimentos simples podem oferecer ótimos resultados quando feitos corretamente.

Quando o yoga é incorporado como treinamento cruzado em outro esporte, os músculos são ainda mais desafiados, o que ajuda a aumentar a resistência muscular.

Já a flexibilidade vem com a prática regular do yoga. As posturas, também chamadas de asanas, trabalham os músculos e as articulações, contribuindo para um corpo mais flexível e com maior amplitude de movimento [4].

2. Ajuda no relaxamento

Os movimentos do yoga são geralmente lentos e exigem concentração e atenção à respiração. Além disso, aulas mais longas têm espaço para a prática da meditação e dos pranayamas, que são exercícios de respiração. Todas essas técnicas ajudam a relaxar e a soltar o corpo [2].

3. Pode melhorar a saúde do seu coração

De acordo com a Sociedade Americana do Coração [5], o yoga pode trazer benefícios para a saúde do coração. Estudos sugerem que práticas que trabalham corpo e mente ajudam a reduzir a pressão sanguínea, além dos níveis de estresse nos músculos.

O yoga pode ainda ajudar a frear a resposta do corpo ao estresse, ativando o sistema nervoso parassimpático por meio da respiração profunda e do relaxamento. Menores taxas de estresse estão associadas a menores riscos de problemas cardiovasculares.

4. Auxilia no alívio de dores crônicas

O yoga pode ajudar a aliviar dores crônicas provocadas por diversas condições de saúde ou ligadas ao esporte, como dores na lombar e até mesmo dor de cabeça, como demonstra uma publicação da Escola de Medicina da Universidade de Harvard [6].

Um estudo realizado com 313 pessoas com dores crônicas nas costas concluiu que uma única aula semanal de yoga ajudou a aprimorar a mobilidade e a amplitude do movimento, auxiliando na redução das dores.

5. Pode melhorar a qualidade do sono

Praticar yoga também pode te ajudar a cair na cama e dormir tranquilo — e sabemos que uma boa noite de sono é importante para a disposição e desempenho no dia seguinte.

Uma pesquisa feita nos Estados Unidos mostrou que mais de 55% das pessoas que praticavam yoga começaram a dormir melhor após o início da prática. Além disso, mais de 85% relataram uma redução nos níveis de estresse, o que também ajudou na melhora da qualidade do sono.

O yoga para atletas, quando parte da rotina de exercícios, pode ajudar a equilibrar as emoções e a fortalecer os músculos. Procure orientação de um profissional de educação física para incluir a prática na sua rotina e te ajudar a atingir melhores resultados.

Referências

1. World Health Organization. Classes and Descriptions. Disponível em:
https://www.who.int/formerstaff/classes_and_descriptions.pdf

2. National Health Service. A guide to yoga. Disponível em:
https://www.nhs.uk/live-well/exercise/guide-to-yoga/

3. Polsgrove MJ, Eggleston BM, Lockyer RJ. Impact of 10-weeks of yoga practice on flexibility and balance of college athletes. Int J Yoga. 2016;9(1):27-34. Disponível em:
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4728955/

4. Concordia University. 7 Benefits of yoga for the student athlete. Disponível em:
https://online.csp.edu/blog/healthcare/benefits-of-yoga-for-the-student-athlete/

5. American Heart Association. Is yoga heart-healthy? It’s no stretch to see benefits, science suggests. Disponível em:
https://www.heart.org/en/news/2019/04/12/is-yoga-heart-healthy-its-no-stretch-to-see-benefits-science-suggests

6. Harvard Health Publishing - Harvard Medical School. Yoga for pain reliefe. Disponível em:
https://www.health.harvard.edu/alternative-and-complementary-medicine/yoga-for-pain-relief#:~:text=Yoga%20can%20help%20people%20with,medical%20care%20for%20the%20condition.

7. National Center for Complementary and Integrative Health. Wellness-Related Use of Common Complementary Health Approaches Among Adults: United States, 2012
Disponível em:
https://nccih.nih.gov/research/statistics/NHIS/2012/wellness?nav=chat