Como praticar meditação guiada enquanto você corre e quais os benefícios
Bem-estar
Meditar correndo não é um exercício óbvio, mas pode melhorar o desempenho do seu treino, principalmente em dias de pouco ânimo e disposição. Afinal, todos nós temos dias assim, não é mesmo?
O que é a meditação guiada?
Relaxar, manter o foco na respiração e estar de corpo presente no momento. Estamos falando da meditação, prática que pode estimular a concentração e melhorar a saúde emocional(1).
Meditar também ajuda a estimular a produção de neurotransmissores, a aliviar dores e podendo, ainda, melhorar a qualidade do sono(2).
E quem não precisa de tudo isso, não é? Principalmente quando temos uma rotina de treinos com metas que podem nos deixar ansiosos, meditar pode ser uma estratégia para ajudar a encontrar o equilíbrio mental necessário para um melhor desempenho.
E como faz pra começar? Se você nunca meditou, experimente sentar em um local tranquilo, com a coluna ereta, e ficar em silêncio por alguns minutos. Sua cabeça explodiu de tanto pensar? Pois é. A meditação guiada existe justamente para nos ajudar a manter o foco na atividade.
Geralmente, a meditação guiada é feita com o uso de aplicativos ou podcasts que dão instruções sobre o que fazer – como se sentar, como respirar –, além do uso de palavras de incentivo e músicas que ajudam na concentração.
Devo meditar antes ou depois da corrida?
Meditar traz benefícios antes ou depois da corrida. Antes, pode nos ajudar na concentração, nos deixando mais focados e preparados para o treino.
Depois da corrida, a meditação pode funcionar como um exercício de relaxamento, de alívio do estresse de um treino mais pesado e de ganho de consciência corporal em relação aos benefícios do exercício feito. Também pode ajudar a desacelerar a mente e a nos deixar mais tranquilos para uma boa noite de sono.
Como você pode meditar correndo - e sem cair!
À primeira vista, pode parecer complicado combinar duas atividades aparentemente discrepantes, como a corrida e a meditação. Mas, na verdade, correr meditando pode até ajudar a aprimorar a performance, já que o objetivo é justamente manter o foco e a concentração durante a prática.
Para meditar correndo, você deve escolher no que focar: pode ser no movimento do seu abdômen durante a respiração, na sensação do ar passando pelo seu nariz enquanto inspira e expira ou até mesmo no ambiente, prestando atenção no que sente e experimenta.
Você também pode manter o foco no seu próprio corpo enquanto corre, prestando atenção em como todos os seus músculos e ossos trabalham para movê-lo para frente.
E, como dissemos acima, também dá para colocar o fone de ouvido e correr enquanto ouve as instruções de meditação em podcasts ou aplicativos.
Quais os benefícios de praticar meditação guiada enquanto corre?
Diversos estudos demonstram os efeitos benéficos dos exercícios aeróbicos e da meditação para a saúde mental. As descobertas indicam que uma combinação dos dois pode ser particularmente eficaz em aumentar os processos de controle cognitivo e diminuir os padrões de pensamentos negativos(3).
E quais as vantagens disso? Bom, pensamentos negativos e desmotivadores podem ter algum efeito sobre a eficiência do seu treino. Além disso, praticar a meditação guiada pode te ajudar a alcançar o foco necessário para atingir as suas metas.
Que tal dar uma chance? Fale com um profissional de educação física e veja qual a melhor forma de inserir a meditação na sua prática de corrida.
Uma dica é começar aos poucos, até para evitar acidentes. Tire os dez últimos minutos do seu treino para praticar a corrida concomitante à meditação. Observe os resultados e, quem sabe, adicione a prática à sua rotina diária de exercícios.
Referências
(1) Ministério da Saúde. Meditação: pensamentos controlados, respiração correta e saúde de sobra. Disponível em:
http://www.blog.saude.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=52904&catid=566&Itemid=50155
(2) Sampaio AT. Meditação em Tempos de Quarentena. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Disponível em:
http://www2.ebserh.gov.br/documents/16628/0/Medita%C3%A7%C3%A3o-v3.pdf/bf9ad128-d0e1-428c-a76c-203ca2e1c055
(3) Alderman, B., Olson, R., Brush, C. et al. MAP training: combining meditation and aerobic exercise reduces depression and rumination while enhancing synchronized brain activity. Transl Psychiatry 6, e726 (2016). Disponível em:
https://www.nature.com/articles/tp2015225
- A URL foi salva no seu clipboard.
Explore outros artigos e otimize ainda mais seu treino!
Iogurte Líquido 25g sabor Morango