Musculação ajuda a queimar gorduras?

Bem-estar

Gostei

A pergunta é bem corriqueira entre quem pratica atividade física: "Será que a musculação ajuda a queimar gorduras? Evidências científicas mostram que, de fato, os treinos de força podem ajudar a queimar gorduras e ainda trazem outros benefícios para a saúde.

Mas, é importante lembrar: o desejo de queimar gorduras não deve estar alinhado ao simples anseio por perder peso. O treino de musculação que leva à queima de gorduras é uma ferramenta que contribui para o condicionamento físico e o bem-estar de forma muito mais ampla.

Por que você deve incluir treinos de força na sua rotina?

Sabemos que é preciso paciência, dedicação e resiliência para praticar a musculação. Porém, ter força na musculatura é importante para o nosso desempenho atlético, e o treino de musculação pode nos ajudar com esse objetivo.

Estudos demonstraram que mesmo sessões relativamente breves – como 12 a 20 séries de exercícios de força em uma rotina regular – podem ajudar a aumentar a massa muscular em adultos de todas as idades[1].

Além dos músculos, a musculação também pode ajudar a fortalecer os ossos. Por isso, é uma boa prática para você que quer melhorar o condicionamento físico.

Fale com um médico e um profissional da educação física para que você tenha um treino de musculação feito sob medida aos seus objetivos e às suas características físicas.

Os benefícios da musculação para o seu corpo

Fazer o nosso melhor é a nossa paixão, seja em um dia de treino ou na hora da competição. Por isso, conhecer os benefícios da musculação é um incentivo a mais para nos empenharmos nos treinos de força.

Entre as vantagens, a musculação pode ajudar no fortalecimento dos ossos, no aumento da força muscular, na performance cardiovascular e na queima de gorduras.

Queimar gorduras significa eliminar os estoques de energia armazenados pelo corpo, proveniente do consumo de calorias. Quando ingerimos mais calorias do que o corpo precisa como combustível para suas atividades, esta se acumula nos tecidos em forma de gordura. O deficit calórico associado à pratica regular de exercícios como a musculação nos ajuda a reduzir esse estoque de energia acumulado.

Veja, em detalhes, os benefícios da musculação:

1. Ajuda a fortalecer os ossos

Praticar musculação regularmente, associado a uma alimentação balanceada, pode prevenir a perda óssea e ajudar a fortalecer os ossos. Músculos e ossos estão intimamente interligados, tanto pela anatomia do nosso corpo, quanto pelo metabolismo.

Assim, ao exercitar os músculos, os ossos também ganham densidade e ficam mais fortes e resistentes[2].

2. Ajuda a aumentar a força muscular

Não é à toa que a musculação também é chamada de treino de força. Quando você começou a treinar, provavelmente não tinha capacidade de levantar grandes pesos, não é mesmo? Porém, com a prática, a constância e o consequente desenvolvimento da musculatura, nossos músculos podem ficar mais fortes.

Isso acontece porque a força muscular e a resistência são desenvolvidas pelo princípio da sobrecarga progressiva, ou seja, resistência aumenta com um maior número de movimentos e maior duração da atividade. A força é desenvolvida com o uso pesos mais pesados e poucas repetições. Já a resistência, por meio do levantamento de pesos mais leves com um número maior de repetições[3].

É importante incluir ambas as estratégias no treino, assim como trabalhar todos os grupos musculares.

3. Ajuda na performance cardiovascular

A saúde cardiovascular é fundamental para nossa saúde do corpo e para o condicionamento físico. Segundo uma revisão da literatura científica[4], o treinamento de resistência pode ser tão eficaz quanto as atividades aeróbicas na redução de alguns dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares.

Entre os benefícios relacionados à musculação, associados a uma alimentação balanceada, que podem impactar diretamente a saúde do coração estão a melhora da composição corporal e do controle glicêmico e a redução da pressão arterial em repouso.

4. Ajuda a queimar calorias

Embora, via de regra, um treino de musculação não queime tantas calorias quanto um treino cardio, o treinamento com pesos pode ser mais eficaz para a construção muscular. Como os músculos utilizam mais energia em repouso do que outros tecidos, consequentemente, estimulam mais a utilização dos estoques de gorduras[5].

Por isso, dizemos que construir músculos é a importante para ajudar a aumentar seu metabolismo em repouso – isto é, o quanto de calorias você queima em repouso.

Exercícios de Cardio X Musculação: qual o mais indicado?

Na disputa “exercícios de cardio ou musculação”, qual o mais indicado? Bom, não existe melhor ou pior, pois ambos os exercícios são importantes e trazem benefícios específicos para o condicionamento físico.

Tanto os exercícios cardio quanto a musculação ajudam a aprimorar a aptidão física e a saúde do coração. Praticá-los nos ajuda a ganhar resistência para atingir nossos objetivos esportivos. Por outro lado, enquanto a musculação tem foco no ganho de massa e na força muscular, o exercícios cardio aumentam o metabolismo e podem aprimorar a capacidade pulmonar.

Idealmente, exercícios cardio e musculação devem ser combinados de acordo com seus objetivos pessoais e orientação do profissional de educação física. Mas, para atingir suas metas, também é importante incluir uma dieta balanceada, composta por carboidratos para ajudar a dar energia e proteínas que ajudam na recuperação e construção muscular. Bom treino!

Referências

1. Westcott, Wayne L. PhD Resistance Training is Medicine, Current Sports Medicine Reports: July/August 2012 - Volume 11 - Issue 4 . Disponível em:
209-216https://journals.lww.com/acsm-csmr/Fulltext/2012/07000/Resistance_Training_is_Medicine___Effects_of.13.aspx


2. Hong AR, Kim SW. Effects of Resistance Exercise on Bone Health. Endocrinol Metab (Seoul). 2018;33(4):435-444. Disponíel em:
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6279907/

3. Science Direct. Muscle Strength. Orthopaedic Medicine (Second Edition), 2005. Disponível em:
https://www.sciencedirect.com/topics/medicine-and-dentistry/muscle-strength

4. Strasser B, Schobersberger W. Evidence of resistance training as a treatment therapy in obesity. J. Obes. 2011; 2011: 482564. Disponível em:
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2931407/

5. Wang Z, Ying Z, Bosy-Westphal A, et al. Specific metabolic rates of major organs and tissues across adulthood: evaluation by mechanistic model of resting energy expenditure. Am J Clin Nutr. 2010;92(6):1369-1377. Disponível em:
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2980962/

  • A URL foi salva no seu clipboard.
  • Bebida Láctea 25g sabor Milkshake de Baunilha

    YoPRO é uma opção prática e gostosa de consumir proteínas​.