Pilates x Yoga: quais as diferenças

Bem-estar

Gostei

Yoga ou pilates, qual a diferença entre essas práticas? As duas têm muitas similaridades, mas também existem diferenças entre elas. Saiba mais sobre cada uma das modalidades:

O que é pilates?

Apesar de parecer uma prática recente, especialmente porque ganhou muita popularidade nos últimos anos, o pilates é um método criado na Alemanha há cerca de cem anos.

No pilates, os exercícios são praticados em séries de movimentos controlados principalmente pelos músculos do abdômen, do quadril e das costas[1].

Os exercícios ajudam a fortalecer a musculatura da coluna, a melhorar o alongamento dos músculos e a aprimorar a postura[2].

Mas, se você acha que o pilates não traz tantos benefícios para quem já pratica alguma atividade física, está bem enganado! A prática pode ajudar a melhorar a resistência e a força dos músculos.

Estudos mostram que os músculos são trabalhados duplamente no pilates. Isso porque, além de ajudar a melhorar a resistência, os movimentos também favorecem o alongamento dos músculos, ajudando na flexibilidade.

O que é yoga?

Quem não sabe muito sobre yoga pode enxergar a prática como um exercício de relaxamento e meditação. O yoga é isso, sim. Mas vai além.

A prática pode ajudar a melhorar a disposição física, a flexibilidade, o aumento do tônus muscular, além de favorecer a redução do estresse[3].

Em resumo: surgido na Índia há cerca de cinco mil anos, o yoga se propõe a integrar corpo, alma e emoções, ajudando na promoção do autoconhecimento e do autocuidado[4].

Quais são as similaridades entre pilates e yoga?

Os exercícios do pilates e do yoga podem ajudar a melhorar a postura, a flexibilidade, a respiração e a fortalecer os músculos. Os benefícios das práticas são bastante similares e ambos podem ser incluídos em qualquer rotina de treinos.

Quais as diferenças entre yoga e pilates?

A primeira diferença entre pilates e yoga consiste na forma de praticá-los. O pilates geralmente é realizado com a ajuda de aparelhos, mas também pode ser feito usando apenas o peso do próprio corpo. Os exercícios são mais lentos e trabalham diferentes partes do corpo, uma de cada vez.

O yoga, por sua vez, não faz uso de aparelhos, a não ser tijolinhos e elásticos para exercícios específicos. Nesse caso, os movimentos trabalham o corpo como um todo.

Outra diferença importante é quanto às submodalidades. Enquanto o pilates é uma prática única, existem diferentes tipos de yoga. O Hatha Yoga, por exemplo, pode ajudar a fortalecer o corpo e a mente por meio de posturas, técnicas de respiração, concentração e relaxamento. Outras modalidades têm foco na reabilitação ou prevenção de lesões ou ainda na energização do organismo.

Por fim, uma diferença importante entre pilates e yoga é a concepção de ambos. Além do físico, o yoga considera questões emocionais e até espirituais. Nos países orientais, a prática é associada a atividades religiosas, como hinduísmo e budismo.

O pilates, apesar de contribuir para a redução do estresse tem sua origem e missão ligados apenas aos benefícios físicos.

E agora qual escolher: pilates ou Yoga?

Agora que você conhece as diferenças entre pilates e yoga, já pode fazer a sua escolha.

Antes de começar uma nova rotina de exercícios, é importante conversar com o seu médico, além de um profissional de educação física para entender qual prática pode ser mais adequada.

Também leve em conta sua rotina e disponibilidade e, é claro, de qual você gosta mais. Que tal testar? Muitas academias oferecem aulas-teste. Aproveite!

Referências

1. World Health Organization. Classes and Descriptions. Disponível em:
https://www.who.int/formerstaff/classes_and_descriptions.pdf

2. Ministério da Saúde. Pilates melhora a postura e alivia dores. Disponível em:
http://www.blog.saude.gov.br/promocao-da-saude/30389-pilates-melhora-a-postura-e-alivia-dores

3. Ministério da Saúde. Yoga: prática vai além da atividade física e promove equilíbrio. Disponível em:
https://saudebrasil.saude.gov.br/eu-quero-me-exercitar-mais/yoga-pratica-vai-alem-da-atividade-fisica-e-promove-equilibrio

4. Governo do Rio Grande do Sul - Secretaria de Saúde. Departamento de Ações em Saúde. Nota técnica 02/2018 - Yoga na rede de atenção à saúde.
https://atencaobasica.saude.rs.gov.br/upload/arquivos/201808/24173406-nota-tecnica-02-2018-yoga.pdf

  • A URL foi salva no seu clipboard.