6 dicas para cuidar do seu bem-estar

Bem-estar

Bem-estar pode ter significados particulares para cada um de nós, mas, em geral, está relacionado com a nossa saúde, de uma forma mais ampla, e a nossa forma de perceber a vida. Quanto melhor nos sentirmos, mais preparados estaremos para encarar a rotina e, é claro, os treinos.

O que significa bem-estar?

"A saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade", diz a Organização Mundial da Saúde [1]. Não há consenso em torno de uma única definição de bem-estar, mas pode incluir [2]:

  • Prevalência de emoções positivas, como motivação e felicidade;

  • Bem-estar físico;

  • Satisfação perante a própria vida;

  • Ter uma rotina de atividades físicas;

  • Ter uma alimentação saudável;

  • Ter bons relacionamentos interpessoais;

  • Controlar o estresse

  • Engajamento no trabalho ou em atividades voluntárias.

Sabemos que a rotina de atividades físicas você já adota, mas e o resto? Está tudo em dia? Se não estiver, sem problemas, vamos chegar lá juntos. Quer algumas dicas para cuidar do seu bem-estar?

6 dicas de bem-estar para te inspirar

Praticar esportes nos motiva e pode ajudar a aprimorar o nosso humor. De forma recíproca, a sensação de bem-estar funciona como um combustível para continuar treinando com afinco. Veja, abaixo, algumas dicas de bem-estar para uma vida saudável.

1. Adicione o autocuidado na sua rotina

Quando a gente se olha no espelho e se sente saudável, feliz e tranquilo, podemos dizer que estamos praticando o autocuidado como deveríamos. A Organização Mundial da Saúde (OMS) [3] o define como “a capacidade dos indivíduos, famílias e comunidades de promover a saúde, prevenir doenças, manter a saúde e lidar com doenças e deficiências com ou sem o apoio de um profissional de saúde”.

Trocando em miúdos, o autocuidado é, na verdade, um conceito amplo, que inclui hábitos saudáveis e outras questões muito pessoais, como a companhia de certos amigos e práticas alternativas, como a meditação.

De toda forma, o importante é incluí-lo na sua rotina, e isso é algo particular. O que te faz bem? Pode ser encontrar com os amigos algumas vezes por semana, praticar yoga, caminhar ao ar livre ou até mesmo adotar um animal de estimação.

2. Mantenha seu corpo hidratado

Água é vida, literalmente: aproximadamente 60% do peso corporal é composto por água. Um líquido precioso, não é mesmo? Assim, a hidratação adequada é fundamental para todos, mas especialmente quem pratica atividade física [4].

Conforme treinamos ou competimos, perdemos água por meio do suor ou durante a respiração. Se essa água não for reposta em intervalos regulares, pode levar à desidratação, o que pode prejudicar a circulação sanguínea, a oxigenação dos músculos e atrapalhar o desempenho.

Bom, então você já sabe: hidratar-se adequadamente é importante e pode ajudar no seu bem-estar.

3. Converse com seus amigos e familiares

Ter bons amigos e estabelecer relações saudáveis pode nos ajudar a viver melhor e até a sermos mais longevos [5]. As pessoas que estão mais bem conectadas socialmente à família, aos amigos ou à comunidade tendem a ser mais felizes, saudáveis e terem menos problemas de saúde mental.

Portanto, se você é um lobo solitário e sente que isso está prejudicando o seu bem-estar, tente convidar um amigo para jantar, fazer uma chamada de vídeo com a família ou até investir tempo em novas amizades.

4. Defina metas alcançáveis no seu treino

Ninguém atinge suas metas do dia para a noite — é preciso ter persistência e resiliência. Por outro lado, as metas que tanto nos motivam precisam ser realistas, para que o tiro não saia pela culatra.

Objetivos difíceis de alcançar podem acabar prejudicando nossa motivação quando não se concretizam no tempo previsto.

Seja gentil com você mesmo e acredite na sua evolução, passo a passo, para chegar mais longe no tempo adequado.

5. Priorize o seu sono

Dormir é um dos grandes prazeres da vida, mas também uma necessidade para o organismo — principalmente para nós, que buscamos melhor rendimento na prática de esportes.

Se não dormirmos o suficiente, o corpo não terá tempo para completar todas as fases necessárias para a recuperação e restauração das funções. Pesquisas mostram, ainda, que dormir bem ajuda a melhorar o humor, a concentração, a performance e na recuperação muscular [6].

6. Mantenha uma dieta balanceada

Você provavelmente sabe tudo sobre proteínas, carboidratos e a importância da alimentação saudável para o treino e qualidade de vida. Mas comer bem também é um prazer e uma dica de bem-estar.

Uma dieta balanceada fornece energia para você se manter ativo durante o dia e os nutrientes necessários para ajudar no bom funcionamento do seu corpo. Refeições coloridas e lanchinhos nutritivos e gostosos devem fazer parte da sua rotina de dar água na boca.

Corpo e mente saudáveis deixam a vida mais alegre e nos ajudam a atingir nossas metas. Agora você já pode montar a sua rotina de bem-estar!

Referências

1.World Health Organization. Mental health: strengthening our response. Disponível em:
https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/mental-health-strengthening-our-response

2.Centers for Disease Control and Prevention. Well-Being Concepts. Disponível em:
https://www.cdc.gov/hrqol/wellbeing.htm#three

1.World Health Organization. Self care for health. Disponível em:
https://apps.who.int/iris/handle/10665/205887

2.U.S. Anti-Doping Agency. Fluids and hydration. Disponível em:
https://www.usada.org/athletes/substances/nutrition/fluids-and-hydration/

3.Mental Health Foundation. Relationships in the 21st century: the forgotten foundation of mental health and wellbeing. Disponível em:
https://www.mentalhealth.org.uk/publications/relationships-21st-century-forgotten-foundation-mental-health-and-wellbeing#:~:text=Extensive%20evidence%20shows%20that%20having,purpose%20and%20sense%20of%20belonging.

4.Echeverry E. The Importance of Sleep on Performance and Recovery. Adelphi University. New York. 2016. Disponível em:
https://www.adelphi.edu/news/the-importance-of-sleep-on-performance-and-recovery/

1.National Health Service. Health benefits of eating well. Disponível em:
https://www.nhsinform.scot/healthy-living/food-and-nutrition/eating-well/health-benefits-of-eating-well#:~:text=A%20well%2Dbalanced%20diet%20provides,illness%2C%20such%20as%20some%20cancers