Motivação para treinar: dicas para encorajar você e seus amigos

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Todos nós temos dias glória, quando estamos em nosso melhor desempenho, e dias de pouca motivação para treinar. Quando o desânimo bate e dá vontade de pular um dia de treino, é importante contar com o apoio de amigos.

Se você notar que anda fazendo as séries meio de qualquer jeito, terminando o treino antes do previsto ou burlando o seu cronograma, pode ser hora de pedir ajuda a parceiros que também estão comprometidos com metas esportivas.

É importante que esse parceiro tenha perfil parecido ao seu, ou seja, preparo físico e objetivos similares. E, claro, conversem com um profissional de educação física para começarem a parceria bem supervisionada e com um treinamento desenhado sob medida.

Separamos, abaixo, algumas dicas de como ter motivação para treinar para você adotar junto da sua turma de academia:

1. Estabeleçam objetivos juntos

Sabemos que você não treina a esmo. Você quer chegar a algum lugar, e definir essa meta é um dos passos que definem o sucesso ou o fracasso da sua jornada.

Mas definir metas realistas – ou seja, que podem de fato ser alcançadas no período determinado – não é assim tão simples. É preciso ter planejamento e estratégia. Uma boa ideia é a técnica SMART, segundo a qual o objetivo estabelecido deve ser:

  • Específico (Specific)

  • Mensurável (Measurable)

  • Atingível (Achievable)

  • Relevante (Relevant)

  • Temporizável (Time-bound)

Experimente pensar nesses tópicos junto com um amigo. Duas cabeças vão mais longe e podem lapidar o objetivo ideal. Além disso, é muito mais motivador perseguir um objetivo conjunto, assim como é mais fácil identificar possíveis ajustes que precisam ser feitos.

2. Acompanhem o progresso dos treinos

Você já ouviu falar que a felicidade só é real quando compartilhada? Essa frase do poeta americano Henry Thoreau pode ser aplicada à sua jornada de atleta. Ao acompanhar o progresso dos treinos em dupla, as conquistas serão compartilhadas e, portanto, muito mais celebradas.

Além disso, acompanhar o progresso do seu parceiro de treino pode ajudar a identificar os gargalos da sua caminhada e a fazer ajustes na rotina. E quando as falhas ocorrem em conjunto, também é mais fácil manter a motivação em alta para dar a volta por cima.

3. Tentem treinar juntos

Que tal aproveitar o treino para socializar? E não estamos falando de trocar algumas palavras com outras pessoas que frequentam a academia no mesmo horário que você, mas de fato fazer um treino compartilhado.

Existem diversos treinos para fazer com amigos – o que pode ser bastante desafiador e dar um boost nos resultados. Treinar em dupla também pode ser divertido e, é claro,motivador. Ao treinar com um bom parceiro, de quem você gosta e com quem se sinta à vontade, será mais fácil não desistir.

4. Consistência é a chave: programem-se para treinos regulares

Como o bom atleta que você é, provavelmente já sabe a importância da consistência para atingir objetivos. Ser consistente é muito gratificante, pois permite que a confiança se construa em torno da capacidade de evoluir a cada treino, dia após dia[1].

Mas ser consistente também é um dos grandes desafios de atletas amadores e profissionais. A companhia de um parceiro de treino pode ser útil nesse sentido: ao elaborar um programa conjunto de exercícios, o senso de comprometimento pode ficar mais forte. Como os objetivos serão compartilhados, você não poderá deixar o seu parceiro na mão, não é mesmo? A performance dele depende da sua e vice-versa.

5. Formem um time e tentem novos treinos juntos

Vocês já estão comprometidos a treinar juntos. Que tal acrescentar mais uma dose de desafios a essa jornada? Em boa companhia, é hora de enfrentar novos treinos. Para continuar evoluindo, é preciso forçar o corpo a ir mais longe, a fazer mais repetições, a puxar mais peso, a aumentar a intensidade da prática, e assim por diante[2].

Para atletas que estão estagnados, evoluir em dupla ou junto com um verdadeiro time de parceiros comprometidos pode ser bastante motivador. No entanto, não esqueça das individualidades de cada um. Você e seu parceiro podem decidir encarar um novo treino HIIT juntos, mas cada um deve executá-lo dentro de suas possibilidades.

E que tal dar uma chance a práticas que hoje não fazem parte da sua rotina? Pode ser uma aula de dança, uma prática de yoga, uma trilha na natureza ou até andar de patins no parque. Essas atividades são um complemento importante à rotina e, além disso, são ótimas oportunidades para se divertir e relaxar com os amigos.

6. Recompensem uns aos outros pelo seu trabalho árduo

O seu parceiro de treino merece uma recompensa quando dá o seu melhor na hora do treino. E você também! Que tal combinar um jantar excepcional após o fim de uma semana produtiva, na qual seus objetivos foram todos cumpridos? De olho no prêmio, cabe à dupla assumir a responsabilidade conjunta de ser consistente e treinar com maestria.

A lista de recompensas a serem oferecidas ao time de campeões é extensa. Pode ser uma experiência na natureza, uma sessão de cinema em casa ou, para objetivos mais ambiciosos, uma viagem para praticar esportes radicais. Já pensou em quão motivado você estará para treinar com tudo isso em vista?

Agora que você já tem dicas de como se motivar para treinar com o apoio dos seus fiéis parceiros de treino, é hora de colocar tudo isso em prática. Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje e proponha ao seu melhor amigo atleta uma jornada conjunta rumo à vitória. Afinal, estamos juntos nessa loucura.

Referências


1. Canadian Sport Institute. Performance Consistency: Focusing in Real Time. Disponível em:https://www.csipacific.ca/wp-content/uploads/pp/performance-point-mp-1309-performance-consistency.pdf

2.Cissik J.M. Basic Principles of Strength Training and Conditioning. NSCA’s Performance Training Journal. Volume 1 Number 4. Disponível em:
https://www.ncsf.org/pdf/ceu/progressive_overload.pdf

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